Carências

  • Home
  • -
  • Carências dos Planos de Saúde
Carências dos Planos de Saúde em Campinas

Carências dos Planos de Saúde em Campinas

Para saber a partir de quando você poderá utilizar seu plano após a contratação, é importante verificar no contrato os prazos de carência. Carência é o tempo que você deverá aguardar para poder ser atendido pelo plano de saúde em um determinado procedimento.

Pela legislação de planos de saúde, o plano de saúde pode exigir:

- Pronto Socorro: 24 horas

- Consultas e Exames Simples: 30 dias

- Cirurgias, Internações e Exames de alta complexidade: 180 dias

- Parto: 300 dias

Atenção: Esses são limites de tempo máximos. Isso quer dizer que a operadora de planos de saúde pode exigir no contrato um tempo de carência menor que o previsto na legislação, nunca um período de tempo maior que esse!

Já tenho Plano de saúde, vou precisar cumprir carência?

Caso você tenha algum plano de saúde a mais de 1 ano, você entra com redução de carência no novo plano, muitas operadoras reduzem toda carência, com exceção de parto e doenças preexistentes.

Planos de saúde empresarial acima de 29 vidas tem carência?

Para contratos empresariais de planos de saúde em Campinas acima de 29 vidas: Carência zero para todos os funcionários, independente se o funcionário estiver vindo de algum plano.

Por que preciso cumprir a carência?

Muitos usuários não concordam em esperar para conseguir fazer uma consulta, exame ou até cirurgia após a adesão ao plano de saúde. Entretanto, há uma razão para a existência das carências. É só entender que o plano é uma empresa privada como outra qualquer e, para funcionar, precisa dos usuários (clientes).

Se não houvesse prazos a cumprir após a assinatura do contrato para usar os serviços, muita gente só contrataria o plano para fazer, por exemplo, uma cirurgia em hospital particular e depois cancelaria o contrato prejudicando a Operadora e, com isso, a comunidade de clientes ativos.

E se precisar ser atendido para tratar de uma doença que já sabia ter quando contratei o plano de saúde, o que fazer?

Para as doenças e lesões preexistentes, aquelas que o consumidor já sabia possuir e que informou no formulário da declaração de saúde ao contratar o plano, ele terá cobertura parcial temporária até cumprir dois anos de carência. Isso significa que, durante esse período, ele poderá ser atendido para tratar dessas doenças, respeitadas as demais carências, exceto em caso de procedimentos de alta complexidade, leitos de alta tecnologia - CTI e UTI - e cirurgias decorrentes das doenças preexistentes.

Importante!

Depois que o tempo de carência de plano de saúde passar, você não tem mais impedimento de acesso aos serviços e procedimentos contratados. Esse é um direito garantido pela legislação. A operadora também não pode exigir mais nenhum tipo de nova carência já cumprida após esse tempo. Fique de olho e não aceite recontagem de carência.

Ficou com alguma dúvida sobre as carências dos Planos de Saúde em Campinas?

Nossa equipe de consultores pode te ajudar, entre em contato conosco.

Conheça nosso Blog e fique informado!

NewsLetter

Cadastre-se e receba nossos informativos, novidades e promoções!